ALERTA RAIVA BOVINA

 

 

O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de saúde, após informações repassadas pela CIDASC de exames positivos, intensifica as ações de prevenção contra a raiva animal no município.

De acordo com a fiscal sanitarista do município – Sandra Santana Ângelo, foram registradas notificações de bovinos afetados pelo vírus no território municipal.

Estamos percorrendo as áreas em que foram feitas as notificações para vacinar os gatos e cachorros que vivem próximo a região afetada. Além disso, atividades de conscientização estão sendo feitas para alertar a população da cidade e para quebrar uma possível cadeia de proliferação do vírus – afirma a fiscal Sandra

 

O principal transmissor de raiva para os bovinos são os morcegos hematófagos. A transmissão geralmente ocorre por inoculação da saliva dos animais infectados, mas é possível contrair pelo contato com o sangue e saliva em mucosas. O período de incubação do vírus pode chegar a 6 meses.

 

Se houver suspeita de contaminação em um animal, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (48) 3659 0132 e entrar em contato com o veterinário da CIDASC, para informar sobre a situação.

 

Caso o animal morra durante o período de observação, é importante também informar a secretaria para que seja coletado material para exames.

 

FAÇA SUA PARTE, VACINE SEU GADO.