Festa Nacional Vinho Goethe resgata 142 anos de colonização italiana em Pedras Grandes
Festividade resgatou a cultura dos imigrantes italianos, com shows culturais, exposições, concurso do vinho Goethe e gastronomia típica.
Foto/Matéria: Vanderleia Pereira/ FR
O distrito de Azambuja, em Pedras Grandes, vivenciou no último fim de semana, três dias de comemoração dos 142 anos de colonização italiana no município. A festa resgatou a cultura dos imigrantes italianos, com shows culturais, exposições, concurso do vinho Goethe e gastronomia típica. Este ano, o cardápio do Cheff Mueller foi agraciando pela polenta produzida pelo grupo Amici Della Polenta, de Urussanga. Um atrativo à parte com o tombo da polenta durante o almoço de domingo. Mueller falou da satisfação em poder preparar, pelo segundo ano consecutivo, a gastronomia da festa. “Para nossa equipe é um motivo de muito orgulho estar aqui em Pedras Grandes e fazer parte desta festa”.
No pavilhão de exposição, além das empresas que aproveitaram o fluxo de pessoas, destaque para os produtos coloniais e artesanatos, além do famoso vinho Goethe, comercializado na festa. Descendente de italianos, o prefeito Wilson Tadeu Marcon destacou que há 142 anos chegaram em Azambuja, 291 pessoas, os primeiros imigrantes. “Nós gostamos muito desta questão ligada às famílias, aqueles que trouxeram toda esta história para Pedras Grandes. Aqui, bem perto de onde estamos festejando esta data, ocorreram os primeiros assentamentos de italianos em Azambuja, sendo que depois partiram para outras cidades”.
O presidente da festa e vice-prefeito, Josimar Bergman de Jesus, frisou a importância de evidenciar as potencialidades do município. “Pedras Grandes tem este potencial, esta cultura é uma das saídas para o crescimento econômico, pois a festa da uva Goethe torna o nosso município conhecido em todo o país, e até fora do Brasil, já que hoje temos pessoas do exterior participando conosco. Nós estamos muito gratificados por todo apoio que tivemos na festa e pela presença de público. Então, além de resgatar a cultura italiana, temos o objetivo de transformar Pedras Grandes numa região turística e uma referência gastronômica, fazendo com que nosso município possa crescer com o turismo, proporcionando renda e emprego”.