Aspectos Econômicos

Em nosso município são desenvolvidas algumas atividades econômicas: a agricultura, a pecuária, a indústria, o comércio e atividades extrativistas.

  • Agricultura: em nosso município a agricultura é a atividade que mais se destaca, sendo esta uma das mais importantes fontes de renda. Os principais produtos agrícolas do município são: a batata inglesa, o feijão, o fumo, o milho e a mandioca. Também são cultivados produtos da fruticultura, como: o pêssego, a uva, a ameixa, a banana, a goiaba, o caqui e outras de menor produção agrícola. Desenvolvida por minifundiários (até15 hectares de terra) a agricultura de substência vende apenas o pouco que resta de sua produção. Outros desenvolvem a agricultura comercial, plantando em larga escala, porém limitando o uso de máquinas agrícolas como trator e seus equipamentos, devido ao relevo acidentado do município. É comum nossos agricultores realizarem o arrendamento de terras, tanto em nosso município como em outros vizinhos.
  • Pecuária: em nosso município a pecuária é a segunda maior fonte de renda, tendo como principais espécies: bovina (corte e leite), suína (corte), aves (corte e postura), peixe (criação e aptidões mistas como pesque-pague). A pecuária está presente em todos os estabelecimentos rurais, servindo como suporte na alimentação.                 
  • Indústria: considerado setor secundário da economia, a indústria ocupa uma pequena parcela da população economicamente ativa e pequenas áreas do município, apresentando indústrias de pequeno e médio porte, no ramo de Metalúrgica, Fecularia, Madeireira, Lavanderia Industrial, Confecção, Cerâmica, Farmacêutica, Frigoríficos, Panificação e outros. Área Industrial: O município conta com 87.068 m² destinados a instalação de novas indústrias como forma de incentivo. Estas indústrias são consideradas, na grande maioria, indústrias de transformação e o restante de bens de consumo.
  • Comércio: o setor terciário do município é um pouco restrito, uma vez que o comércio local apresenta pequenos mercados, lojas agropecuárias e lojas de vestuários. Grande parte da população para atender suas necessidades, procura o comércio dos municípios vizinhos, devido à quantidade, variedade e oferta de produtos. Este setor em sua grande maioria atua com a mão de obra familiar, não oferecendo oportunidades de emprego a população, o que por muitas vezes também tende a recorrer aos municípios vizinhos à procura de emprego, quer seja no comércio ou nas indústrias.
  • Profissões: em nosso município encontramos vários profissionais, entre alguns podemos citar: agricultores, carpinteiros, comerciantes, domésticas, ferreiros, marceneiros, pecuaristas, pedreiros, professores, dentistas, enfermeiras, serventes, trabalhadores industriais, profissionais liberais e outros.  Grande parte da população ainda não possui formação a nível técnico e superior, porém percebemos um interesse na juventude e em pessoas adultas, de estudarem e melhorarem sua posição no mercado de trabalho a fim de ampliarem e melhorarem suas vidas.
  • Turismo: é ainda pouco explorado, porém Pedras Grandes possui um enorme potencial turístico voltado para atividades do turismo rural, ecológico, religioso, gastronômico e cultural. Em sua sede encontra-se a Sociedades Recreativa 12 de Outubro, sendo a terceira mais antiga do Sul do Estado de Santa Catarina, fundada no ano de 1907.

O município dispõe atualmente de um Parque Ecoturístico, um Parque Aquático, Restaurantes, Cantinas, diversas Casas Centenárias, Museu compartilhado com a Biblioteca Pública, Cachoeiras, etc., deixando transparecer em todos os seus empreendimentos, a presença fortíssima da Cultura Italiana.