Antes um sonho, agora realidade!

O município de Pedras Grandes recebeu na manhã desta quarta-feira dia 28/09/2011 o Governador Srº Raimundo Colombo e o Vice-Governador Eduardo Pinho Moreira para a Assinatura da Ordem de Serviço da Rodovia Serramar Pedras Grandes/Orleans. O eventou contou com a presença do anfitrião do evento Antônio Felippe Sobrinho, Prefeito Municipal de Pedras Grandes, Vice-prefeito Vilson Tadeu Marcon, Presidente do Deinfra Paulo Meller, Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão Sr. Haroldo de Oliveira Silva, Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma Luiz Fernando Cardoso, Deputados Estaduais e Federais, Presidente da Comissão Rodovia Serramar André Dias (Geada), Secretários Regionais e municipais, Vereadores, Primeira Dama, Funcionários do Paço Municipal de Pedras Grandes, Líderes do Município de Pedras Grandes, Classe Empresarial do Município, em especial todos os munícipes que acreditaram desta grande conquista para Pedras Grandes. Castellar e Técnica Viária, de Curitiba (PR), foi a que apresentou o menor preço para a obra: R$ 19.416.232,50, com um deságio de 12,30% em relação ao valor orçado pelo Deinfra, que era de R$ 22.133.229,29. A SC-382 (anteriormente era identificada como SC-440) faz parte da ligação rodoviária entre o Planalto Serrano e o Litoral Sul de Santa Catarina. Essa estrada foi aberta em 1773 e, por muito tempo, ficou conhecida como Estrada da Serra. Trata-se, pois, de uma estrada de 238 anos; de 104 anos anteriores aos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Sul do Estado, em Azambuja; de 111 anos antes da inauguração da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, que ocorreu em setembro de 1884. Constituiu-se na primeira ligação rodoviária entre Lages e Laguna – Serra e Litoral – primeira rota comercial para os produtos das duas regiões, inicialmente gado, cavalos, couro, charque, queijo, banha, pinhão, sal, açúcar, tecidos e manufaturados. Durante décadas foi o caminho para o desenvolvimento regional, mas que, desde a década de 70, com a ausência dos melhoramentos necessários, como a pavimentação, e com a destruição da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina pelas enchentes avassaladoras de 1974, acabou se transformando em gargalo para o progresso da região.De uma extensão de mais de 200 quilômetros, faltam esses 16,8 quilômetros para serem asfaltados, exatamente o trecho entre Pedras Grandes e Orleans. Mediante tal realidade, as lideranças e pessoas da região, verdadeiramente interessadas na obra, se mantiveram durante anos na luta pela realização da obra, cujo desfecho favorável, finalmente, acaba de ser conhecido.É uma obra que a população trabalhadora da região verdadeiramente merece. Antes um sonho, agora realidade!